quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Itália

Continuando ainda com os dedais do cruzeiro pelo Mediterrâneo feito pelo Tiago Amaral, amigo da minha filha.


Pisa é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Pisa.

A Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres) é o principal espaço público da cidade italiana de Pisa. Surgiu, historicamente associada aos seus monumentos religiosos mais importantes, três deles localizados no centro do espaço, a Catedral (Duomo), o Batistério e a Torre Sineira (Campanile), e os outros dispostos ao longo dos seus limites, o Camposanto ("cemitério"), o Hospital, o Museu da Catedral (Museo del’Opera del Duomo) e as instalações da instituição.

Batistério de Pisa, Camposanto Monumentale, Torre de Pisa
 
A Torre de Pisa, é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa, depois da catedral e do batistério.
Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais.



Batistério de Pisa, Torre de Pisa

O Batistério de Pisa, dedicado a São João Batista, é um edifício religioso da cidade de Pisa, na Itália, fazendo parte do complexo arquitetónico da Praça dos Milagres, que compreende o Batistério, a Catedral, a Torre de Pisa e o Camposanto, ou cemitério monumental.

Toda a praça foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1987.



Batistério de Pisa, Camposanto Monumentale, Torre de Pisa

Camposanto Monumentale ("cemitério monumental é um edifício histórico na porção norte do Campo dei Miracoli de Pisa, na Itália.
Tem este nome por que acredita-se que o edifício foi construído à volta de um carregamento de terra santa trazida do Gólgota durante a Quarta Cruzada por Ubaldo de' Lanfranchi, um arcebispo de Pisa do século XII. Uma lenda afirma que os corpos enterrados ali apodrecerão em apenas 24 horas. O campo está sobre as ruínas do antigo batistério da Igreja de Santa Reparata, que ficava onde hoje está a catedral. O termo "monumental" serve para diferencia-lo de um cemitério urbano mais recente construído em Pisa.



Capri, La Piazzetta

Praça muito famosa de Capri, ilha italiana situada no golfo de Nápoles (região da Campania), no mar Tirreno, 



Roma; Coliseu de Roma, Basílica de S. Pedro

O Coliseu é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Deve o seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação.

Localizado no centro de Roma, é uma excepção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetónico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50.000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Demorou entre oito a dez anos a ser construído e foi utilizado durante aproximadamente 400 anos.

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.
 É o edifício com o interior mais alto do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, ornamentado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos.
 Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Miguel Ângelo, Rafael e Bernini.




4 comentários:

  1. Mais um para a sua coleção que deve estar lindissia.

    beijinhos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nossa! Que dedais lindos Amélia! E me encanta passear pela história pelo viés do seu olhar. Um post belíssimo
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Que dedais maravilhosos para a sua coleção.
    Gostei tanto de Roma!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Lindos esses dedais e ,mais uma vez, com eles veio uma maravilhosa lição de História.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar