sexta-feira, 5 de junho de 2015

Setúbal, do amigo Francisco

Fiquei maravilhada com estes lindos dedais oferecidos pelo amigo Francisco.
São os meus primeiros dedais da cidade de Setúbal.
Muito obrigado!!

Brasão da cidade de Setúbal

Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Setúbal situada na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, e na margem norte da foz do rio Sado.

Os elementos heráldicos que compõem o brasão da cidade de Setúbal são o escudo, repartido de azul e ouro, e a coroa mural, de prata de cinco torres.
No campo de ouro por cima estão duas cruzes da Ordem de Santiago, e entre as cruzes está uma vieira. Sobre o campo azul está um castelo de prata sobre ondas aguadas de verde e prata onde flutuam duas barcas. Deslocando-se sobre o mar ondeado, três peixes de prata.

Tanto as cruzes como a vieira evocam imediatamente um elemento comummente associado aos peregrinos que tradicionalmente se deslocavam a Santiago de Compostela. Os peixes e as barcas apontam à actividade económica mais importante durante séculos em Setúbal, a actividade pesqueira.


Bocage

Em Setúbal nasceram alguns dos grandes nomes do campo artístico português como Bocage, um dos poetas mais aclamados de Portugal.
Bocage foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do Arcadismo lusitano. É considerado como um dos nossos melhores poetas, e depois de Camões o mais popular e celebrado de todos.

Com algumas das suas obras Bocage foi acusado, processado e preso pela Inquisição pois satirizava o clero e a nobreza portuguesa num tom forte e por vezes agressivo. No entanto, depois de ser preso deixou de lado os poemas e poesias satíricas e passou a ser conhecido pelo conteúdo obsceno e picante, com o qual também ganhou muita visibilidade.
A sua importância é tão grande para os portugueses que, mesmo depois de mais de 200 anos da sua morte, ele ainda é lembrado em Setúbal no dia 15 de Setembro, dia do seu nascimento, com um feriado municipal.

15 comentários:

  1. Muy bonito el Escudo Heráldico de Setubal. y los poetas de la época tenían que sufrir la inquisición. bonito regalo de Francisco
    Besos

    ResponderEliminar
  2. Lindo, com um história linda também. Amei

    Beijo, bom fim de semana.
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Amélia! Foi uma bonita troca. Também tenho um dedal do Bocage, mas a cores.
    Desejo-lhe um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Foi um enorme prazer oferecer estes belos dedais da minha linda e amada cidade de Setúbal à minha amiga e ainda mais satisfeito fiquei ao saber que não os tinha na sua colecção.
    Um abraço Amélia e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Bardzo interesujące naparstki.
    Pozdrawiam

    ResponderEliminar
  6. Another beautiful thimble in your collection :)
    Pozdrawiam :)

    ResponderEliminar
  7. Que lindos estes dedais que o amigo Francisco lhe ofertou querida Amélia
    Duas lindas preciosidade para adornar a tua magnífica coleção
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. São mesmo bonitos :)

    r: Somos duas então, também adoro sorrir!
    Obrigada e igualmente*

    ResponderEliminar
  9. I love poets :)
    Nice gift these thimbles.
    Kisses

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, dedais maravilhosos, ao visitar a sua colecção através das belas partilhas, tenho ficado encantado e entusiasmado, quem sabe se vou iniciar uma colecção.
    AG

    ResponderEliminar
  11. Querida Amélia
    Fico encantada de ver as preciosas pérolas da tua coleção e ficaria ainda mais se tivesse oportunidade de conhecer o todo. Vamos por partes afinal cada postagem é uma gostosura surpresa
    Um grande beijo e um sorriso

    ResponderEliminar
  12. r: Não achava nada, tenho a certeza :D
    É giro termos objetos que nos prendam a atenção ao ponto de os querermos colecionar, até porque cada peça tem uma história.
    Gosto sempre de trazer uma recordação dos lugares que visito, só que como não queria trazer coisas repetidas e nem sempre os locais têm um objeto que os caracterize, digamos assim, acabei por começar a fazer coleção de dedais. Ainda é muito bebé, só a comecei a sério o ano passado, mas quero muito que aumente

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. r: Quero muito visitar o museu dos coches! Oh, isso é tão bom :)
    Aos poucos vou conseguindo aumentá-la*

    ResponderEliminar