segunda-feira, 28 de julho de 2014

Marrocos

 Na sua recente viagem a Marrocos, a grande amiga Clarinha trouxe-me estes belos dedais do país.
Muito obrigada, adorei!

Marrocos é um país localizado no extremo noroeste da África limitado a norte pelo estreito de Gibraltar, por Ceuta, pelo Mediterrâneo e por Melilha, a leste e a sul pela Argélia, a sul pela Mauritânia através do Saara Ocidental e a oeste pelo oceano Atlântico.

A capital do país é a cidade de Rabat.

Hamsá

A hamsá, em árabe chamsa – literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão, é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islão como um amuleto contra mau-olhado.
Também é conhecida pelos nomes chamsá, mão de Deus, mão de Fátima (foi uma das filhas de Maomé, profeta do Islão), olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh.
É uma mão simétrica, cujo polegar e o mindinho são idênticos e apontam para os lados e para o horizonte, e o dedo médio é o eixo de simetria.
Frequentemente, possui o desenho de olhos, com pombos, peixes e estrelas de Davi para fortalecer o seu simbolismo. Em certas hamsás existem inscrições em hebraico.




No Médio Oriente e no norte de África os dromedários, usados como meio de transporte e são muito conhecidos os passeios de dromedário pelo deserto.
O dromedário, entra pelo deserto fazendo lembrar tempos idos de sultões e caravanas de comerciantes e nómadas que durante dias viajavam pelos desertos.


9 comentários:

  1. Mais uns para a coleção. Fantastico.

    Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Bom dia pra você amiga!
    Quando acordamos e colocamos um sorriso no rosto, o dia promete ser maravilhoso. Então faça com que seu dia seja assim... simplesmente um luxo!
    Belíssimas peças minha querida
    Muita luz e paz nesta semana. Beijos e afagos no coração.
    Gracita

    ResponderEliminar
  3. Beautiful thimbles :)
    Pozdrawiam serdecznie :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Amélia: esta coleção não pára de aumentar! Muito bonito este de Marrocos e bem interessante a história.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Muy hermosos gracias por compartir la historia, que es bonita.
    besos

    ResponderEliminar
  6. Que giros! Tenho um parecido ao 2º também de Marrocos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Puxa muito bonito mesmo!!! Um dia desses você poderia postar o local onde você guarda seus dedais, tipo, uma caixa? Ou uma prateleira? Ou um armário? Seria legal visualizá-los todos juntos!!! Bjks

    ResponderEliminar
  8. Fatima my second name :) Nice thimbles.

    Hugs

    ResponderEliminar