quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Dinamarca

A Cátia, amiga da minha filha, ofereceu-me estes dois magníficos dedais de um país tão  longe como a Dinamarca.
Muito obrigada pela surpresa, adorei!


Dinamarca

Dinamarca é um país nórdico da Europa setentrional e é o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha.
  
A bandeira nacional da Dinamarca é mais comumente conhecida como Dannebrog. O nome significa "Pano honorável". O Dannebrog é vermelho com uma cruz que se estende até as bordas da bandeira.
O design da cruz da bandeira dinamarquesa foi subsequentemente adotado por outros países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.
A bandeira nacional dinamarquesa é considerada a mais antiga bandeira nacional em uso contínuo. De acordo com a antiga tradição, a bandeira não foi feita por humanos mas caiu dos céus durante a Batalha de Reval, em 1219.


Dinamarca, Copenhaga

Copenhaga, que significa "porto do mercador", é a capital e maior cidade da Dinamarca.
Pouco depois de sua fundação, a cidade foi batizada com o simples nome hafnæ, que, em dinamarquês, significa "porto". Eventualmente, o nome tornou-se mais complicado com o passar do tempo, dando lugar ao nome Køpmannæhafn, que significa "Baía dos Mercadores", dando lugar ao presente nome de København, "porto do mercador".


Igreja de Mármore, como é conhecida, em dinamarquês: Frederiks Kirke ou Marmorkirken é uma grande igreja no centro de Copenhaga.
A Marmorkirken foi projetada pelo arquitecto Nicolai Eigtved em 1740 e foi destinada a comemorar os 300 anos da primeira coroação de um membro da Casa de Oldemburgo.


A Biblioteca Real em Copenhaga é a biblioteca nacional da Dinamarca e a de maior tamanho de todos os países escandinavos.
Todas as obras impressas na Dinamarca desde o século XVII estão depositadas ali. Foi fundada pelo rei Federico III de Dinamarca no ano 1648, ainda que só aberta ao público desde 1793.
Armazena mais de 32 milhões de documentos, dos quais 6 milhões entre livros e publicações periódicas.

13 comentários:

  1. Muito lindos! Coisa boa sempre aumentando a coleção! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Embora ambos bonitos adorei o segundo, muito lindo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Lindos presentes. Muito bom!
    Saudações! Pozdrowienia :)

    ResponderEliminar
  4. Passando pra desejar um abençoado domingo! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Bardzo fajne naparstki -
    pozdrawiam serdecznie ;)

    ResponderEliminar