segunda-feira, 30 de maio de 2016

Hungria, Budapeste

A minha filha Ana, que recentemente foi passear uns dias a Budapeste, trouxe-me estes lindos dedais de um país novo para a minha colecção.
Adorei!

Hungria (em húngaro Magyarország)

Hungria é um país localizado na Europa Central, na Bacia dos Cárpatos. Faz fronteira com a Eslováquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Eslovénia, Áustria e Ucrânia.
A capital do país é a cidade de Budapeste.

A Hungria abriga o maior sistema de fontes termais e o segundo maior lago termal do mundo (Lago Hévíz), o maior lago da Europa Central (lago Balaton) e as maiores pastagens naturais do continente europeu (o Parque Nacional de Hortobágy).
  
Budapeste é sexta maior cidade da União Europeia e localiza-se nas margens do rio Danúbio.
Foi fundada em 17 de Novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda.

Considerada uma das cidades mais belas da Europa, Budapeste é um dos maiores destinos turísticos no mundo.
  
O actual brasão de armas da Hungria foi adoptado em Julho de 1990, depois do fim do regime comunista.


Budapeste, Parlamento, Estêvão I da Hungria

O Parlamento de Budapeste é o local onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria, e um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa, que constitui um notável exemplo paisagístico da Hungria e um destino muito popular em Budapeste.
Ergue-se na Praça Kossuth Lajos, na margem do Danúbio. Actualmente é o maior edifício da Hungria, e o de segundo maior parlamento na Europa.

Budapeste foi constituída da união de três cidades em 1873 e, sete anos depois, a Assembleia Nacional publicou um concurso para a construção de um edifício representativo do Parlamento, que fosse símbolo da soberania da nação.
A construção do projecto vencedor teve início em 1885, tendo a inauguração decorrido no 1000º aniversário do país em 1896. A conclusão do edifício deu-se a 1904.

O edifício tem 700 salas e gabinetes, 27 entradas, nos seus 2 lados simétricos erguem-se a Câmara Alta e a Câmara Baixa.


Estêvão, o Grande ou Santo Estêvão da Hungria foi o primeiro rei da Hungria.
Recebeu ao nascer o nome de Vajk (que significa "herói").


Budapeste
 Gellért
Chain Bridge
Parliament
Matthias Church
Fisherman's Bastion

Gellért Hill é um monte de 235 metros de altura com vista para o rio Danúbio e a cidade de Budapeste.


O Szobor Szabadság ou Estátua da Liberdade, em Budapeste, na Hungria, foi erguido em 1947 em memória da conquista soviética da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial. A sua localização em cima de Gellért Hill torna uma característica proeminente da paisagem urbana de Budapeste.
A estátua de bronze 14 metros de altura fica no topo de um pedestal 26 metros e tem uma folha de palmeira.


A Ponte Széchenyi Lánchíd (Ponte das Correntes) é uma ponte suspensa que atravessa o rio Danúbio entre Buda e Peste. Possui 375 metros de extensão e foi inaugurada a 20 de Novembro de 1849.


A igreja de Matthias é uma igreja católica romana localizada em Budapeste, na Hungria, na frente do Bastião dos Pescadores no coração do distrito do Castelo de Buda.
De acordo com a tradição da igreja, foi originalmente construída em estilo românico em 1015. O actual edifício foi construído em estilo florido gótico na segunda metade do século XIV e foi amplamente restaurado no final século XIX.


Bastião dos Pescadores é um terraço em estilo neo-gótico e estilo neo-românico situado na margem de Buda do Danúbio, na colina do Castelo em Budapeste, em torno da Matthias Church. Foi projetado e construído entre 1895 e 1902 sobre os planos de Frigyes Schulek.


Budapeste, Basílica de Santo Estêvão

A Basílica de Santo Estêvão é um edifício católico construída sob estilo neoclássico, catalogado como basílica sob o patrocínio do santo rei Estêvão I da Hungria.

Juntamente com o Parlamento de Budapeste, forma o par de edifícios mais altos de Budapeste (com 96 m), e além disso é a igreja maior da Hungria, tendo capacidade para 8500 pessoas.

Da cúpula tem-se impressionantes vistas panorâmicas de Budapeste e na capela por detrás do santuário, conserva-se a relíquia mais importante da cristandade húngara: a múmia do rei Estêvão I da Hungria, primeiro rei da Hungria e fundador da igreja da Hungria.

19 comentários:

  1. Bom dia
    São sempre lindos, os dedais e a sua história!

    Votos de um excelente dia.
    Beijo

    Coisas de Uma Vida 172

    ResponderEliminar
  2. Lindos estes dedais da Hungria e dessa cidade magnifica que é Budapeste.
    Continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. São maravilhosos! Espero um dia conhecer Budapeste.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Śliczne naparstki i pięknego Budapesztu.
    Pozdrawiam

    ResponderEliminar
  5. Piękne naparstki przywiozła Ci córka z Budapesztu:) Pozdrawiam

    ResponderEliminar
  6. Fantastic thimbles!
    Pozdrawiam serdecznie :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Amélia: mais uns bonitos dedais e mais uma excelente aula de História.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Que dedais lindos
    Gostei de conhecer a história
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Que história belíssima . Sempre um gosto conhecer mais profundamente a história. Os dedais são fabulosos!
    Tenha um dia abençoado
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Beautiful thimbles from beautiful place. Kiss

    ResponderEliminar
  11. Olá, Amélia, lindos todos os dedais que sua filha Ana trouxe da Hungria, Budapeste, e bacana saber um pouco mais sobre...
    Se tivesse que escolher o m+ seria o dedal " Basílica de Santo Estêvão", obrigado pelo carinho,bom final de semana, belos dias,beijos!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde, sua filha Ana teve bom gosto na escolha dos dedais, os mesmos, ficam bem e valorizam a sua já belíssima colecção.
    Boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
  13. Very nice thimble souvenirs :)
    Pozdrowienia!

    ResponderEliminar
  14. Piękne miasto i prześliczne naparstki !!!
    Zasyłam serdeczne pozdrowienia ;)

    ResponderEliminar