segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Papa


Papa João Paulo II

Papa João Paulo II foi o papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte (2005).
Teve o terceiro maior pontificado documentado da história, 27 anos.



Guarda Suíça

Pequena guarda de suíços mantida pela Santa Sé servindo como as "Forças Armadas do Vaticano".
O Vaticano tem uma unidade de defesa, a Guarda Suíça. É uma pequena força responsável pela segurança do Papa, incluindo a segurança do Palácio Apostólico, das basílicas papais e do acesso às entradas da cidade.

Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de Janeiro de 1506 pela segurança do Papa.
Atualmente a Guarda Suíça é composta por cinco oficiais, 26 sargentos e cabos e 78 soldados.
É a única guarda do mundo em que a bandeira é alterada com cada novo chefe de Estado, pois contém o emblema pessoal do Papa.

O uniforme que hoje a Guarda usa foi desenhado por Jules Répond (comandante no período 1910-1921) a partir do modelo que se atribui a Michelangelo por volta de 1505, pelo que é considerado um dos uniformes militares mais antigos do mundo, e muito mais vistoso, alegre e colorido que o do século XIX: o capacete é decorado com uma pluma vermelha, as luvas são brancas e a couraça tem reminiscências medievais. A cor vermelha foi introduzida pelo Papa Leão X e simboliza também o sangue derramado em defesa do Papa.



8 comentários: