quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Brasil

Estes são os meus primeiros dedais do Brasil, oferecidos pelo Dr. Roberto na sua visita a Lisboa.
Conheceu o meu blog e gostou, que quando regressou ao Brasil enviou-me estes 5 belos dedais.
Muito obrigado, gostei muito!


Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina.
O território que atualmente forma o Brasil foi encontrado pelos europeus em 1500, durante uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral.


A bandeira do Brasil tem por base um retângulo verde com proporções sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, Ordem e Progresso, em letras maiúsculas verdes, além de vinte e sete estrelas brancas, cada uma representando uma unidade da federação.

Rio de Janeiro, Corcovado, Cristo Redentor

O Corcovado é um dos morros da cidade do Rio de Janeiro, célebre no Brasil e no mundo pela sua estátua do Cristo Redentor de 38 metros de altura.
O Cristo Redentor é um dos principais símbolos do país e oferece uma privilegiada vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro.
O morro do Corcovado possui 710 metros de altura e encontra-se no Parque Nacional da Tijuca.



Ouro Preto, Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes é uma praça localizada na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. 
Foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi exposta (1792) em Vila Rica, atual Ouro Preto. 
No local onde estivera o poste (atual praça Tiradentes) encontra-se hoje um monumento ao Mártir. Curiosamente, a estátua em bronze de Tiradentes está de costas para a então residência oficial do governador.


Rio de Janeiro, Copacabana. Calçadão

Copacabana é um bairro nobre situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É considerado um dos bairros mais famosos e prestigiados do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo.
A calçada em pedras portuguesas da praia, calçadão, com seu famoso desenho de ondas em padrão marlargo), ladeado pela ciclovia, é uma concorrida opção de passeio.


 
Belo Horizonte

Belo Horizonte é um município brasileiro, capital do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Belo Horizonte.

A bandeira de Minas Gerais era um projeto para uma bandeira nacional, de autoria dos inconfidentes mineiros (tentativa de revolta de natureza separatista ocorrida na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português) e instituída como bandeira oficial do estado de Minas Gerais.
A bandeira contém no centro um triângulo equilátero, em vermelho, símbolo do anseio de liberdade dos inconfidentes mineiros de 1789.
Libertas quae, sera, tamen... (Écloga,I, 25 - Virgílio): Liberdade, ainda que tardia (Lema dos Inconfidentes e atualmente dístico da bandeira de Minas Gerais).

11 comentários:

  1. Oi Amélia
    Que alegria ver que o meu pais terá representação na sua bonita coleção. A história eu conheço de cor mas foi emocionante ver o meu país divulgado aqui no seu lindo espaço. Parabéns por mais estas preciosidades.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Amélia

    Bem bonitos, estes dedais.. :-) Gostei muito

    Beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fantastic thimbles!
    Beautiful place :)
    Pozdrawiam serdecznie :)

    ResponderEliminar
  4. Que bonito gesto! Os dedais são lindos. Também tenho o do calçadão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi Amélia
    Que lindeza ver os dedais representando o Brasil a compor a tua linda coleção. São muito bonitos aliás como todos que você já mostrou aqui. Parabéns pela aquisição minha querida. Fiquei muito feliz com sua amável visita agora que estou voltando depois de um grande estresse.
    Beijos com carinho e estima

    ResponderEliminar
  6. Dear Amelia you are very lucky collector. I don't have any thimbles from Brazil.Very nice thimbles.Hugs!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Amélia:Gostei muito desses dedais do Brasil . São dedais bem emblemáticos e, de certeza, enriqueceram a sua coleção. Também gostei muito dos anteriores sobre a Turquia: lindos com as pedras.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Olá,Boa noite,Amélia
    sim,que bacana ver meu país ,Brasil , com belos dedais enfeitando a sua coleção e notadamente duas grandes federações, a formosa Minas Gerais,com sua capital Belo Horizonte e a histórica Ouro Preto e a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, com seu Cristo Redentor/Corcovado e o calçadão de Copacabana ...belos dedais ofertados pelo sr.Roberto.
    Obrigado pelo carinho da visita, belo domingo, beijos!

    ResponderEliminar
  9. Passando para desejar um ótimo Domingo.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Amélia, te seguindo aqui tb, fiquei feliz em vero meu Brasil na sua coleção de dedais, só posso dizer -te obrigada
    bjss!

    ResponderEliminar