Dedais de recordação de um óptimo fim de semana passado nas freguesias portuguesas de Vila Nova de Milfontes e Porto Covo com os meus filhos!
Este é um blog dedicado ao meu hobbie de colecção de dedais, adquiridos por mim e oferecidos pelos meus amigos, nas visitas por Portugal e todo o Mundo, aos quais fico agradecida. Actualmente tenho 2658 dedais!
quarta-feira, 31 de agosto de 2022
quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Luxemburgo
Mais uma surpresa da última visita do meu filho Miguel ao Luxemburgo.
Dois dedais muito giros!
segunda-feira, 8 de agosto de 2022
Espanha, Cádis
Mais uns dedais giríssimos oferecidos pela amiga Dra Teresa da sua visita à cidade espanhola de Cádis.
Muito obrigada!
A história de qualquer cidade antiga faz parte de uma lenda, e a de uma cidade de três mil anos não poderia ser menor.
A cidade de Cádis é carinhosamente conhecida como: Cádiz la tacita de plata, há mais de 200 anos.
A origem desse nome evocativo está a meio caminho entre dados históricos, lendários ou tradicionais, que se prestam a múltiplas interpretações.
Cádis é o assentamento fenício mais antigo da Europa Ocidental. O seu nome grego, Kado, significa copo, vaso. O diminutivo de kado, na língua primitiva ibérica, seria Cádis, ou seja: tacita ou vasito.
A prata refere-se às colunas de Hércules que separam a península africana: o Estreito de Gibraltar. Segundo a mitologia helênica, estes seriam feitos de prata.
Do ponto de vista geográfico, por analogia, diz-se que a cidade velha de Cádis, vista da baía rodeada de água, parece uma chávena num pires. A cidade fica em uma península e pode causar visualmente essa sensação ao observador.