Chega ao fim as últimas lembranças da visita da amiga Dra Teresa a terras francesas!
Albi, Divan Japonais
Albi é uma comuna francesa do departamento do Tarn na região de Occitânia.
Albi é apelidada de cidade vermelha (ville rouge).
Divan Japonais é um poster litográfico do artista francês Henri de Toulouse-Lautrec, nascido em Albi.
Foi criado para divulgar um café-concerto que na época era conhecido como Divan Japonais.
O cartaz retrata três pessoas do Montmartre (bairro boémico da cidade de Paris) da época de Toulouse-Lautrec.
A dançarina Jane Avril está na plateia, ao lado o escritor Édouard Dujardin que estão a assistir a uma apresentação da cantora Yvette Guilbert.
Albi
A Catedral de Santa Cecília e o Palácio Berbie vistos da ponte velha (Pont Vieux).
Toulouse, Les Trésors de Violette
Segundo a lenda, a história da Violeta de Toulouse começaria com um soldado de Toulouse que trouxe de volta a violeta de Parma da Itália por volta de 1850.
Em seguida, posta em produção, foi vendida a peso e até exportada para toda a Europa, mas o seu sucesso relâmpago no início do século XX foi interrompido pelo frio rigoroso do inverno de 1956 que dizimou as plantas.
É apenas em 1980 que um engenheiro agrónomo, auxiliado pela Câmara de Agricultura de Haute-Garonne e Conselho Geral de Midi-Pyrénées, revitaliza o cultivo in vitro da Violeta de Toulouse, cuja marca foi arquivada em 1985.
A partir de agora, e desde os anos 90, a Sociedade "Terre de Violettes" organiza todos os anos em Fevereiro a Festa da Violeta.
Tornou-se hoje a flor emblemática de Toulouse.
Criada em 2010, a loja "Les Trésors de Violette", situada mesmo na cidade de Toulouse, tenta descobrir todas as facetas desta flor frágil e intemporal.
Toulouse
Nos fundos do Le Capitole de que faziam parte, encimado por uma torre sineira de inspiração flamenga, a torre do arquivo parece ser uma curiosidade arquitectónica.
Carcassona
A cidadela de Carcassona localiza-se na cidade de Carcassona, no departamento de Aude, região de Languedoque-Rossilhão, na França.
A primitiva ocupação do sítio da cidadela de Carcassona, no cruzamento do caminho entre Toulouse e Narbona e do que corre ao longo do Aude, remonta a povos Celtas, Galo-romanos e Visigodos.