segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Suécia

Espantosos dedais da Suécia para acrescentar à colecção deste país nórdico, desta vez oferecidos pela Dra Teresa.
Muito obrigada mais uma vez!


Cavalo de Dalarna

Suécia, Gotlândia

A Gotlândia é a maior ilha da Suécia e do mar Báltico.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

África do Sul

Um dedal tão simples e ao mesmo tempo magnífico, oferecido pela amiga Cecília Simon.
Muito obrigada, adorei!

África do Sul, bandeira

A bandeira nacional da República da África do Sul foi adotada em 27 de abril de 1994.

O vermelho significa o sangue do povo, o azul representa o céu, as cores preto e branco significam as raças negra e branca, o verde representa as florestas e o amarelo é ouro.

A forma de "Y" da bandeira destaca-se por expressar um importante significado simbólico, é a representação de traços opostos que ao se cruzarem seguem o mesmo caminho. Dentro do contexto de derrubada do Apartheid o símbolo traz a ideia de que brancos e negros, antes separados e distintos, se unem para caminhar juntos.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Portugal / França

Uma excelente surpresa da minha querida sobrinha Andreia.
Adorei, muito obrigada!


Portugal, Guarda

Cidade dos 5 F's:
- Farta
-Forte
- Fria 
-Fiel 
- Formosa

A explicação mais conhecida e consensual do significado de «cidade dos 5 F’s são:

– Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;

– Farta: devido à riqueza do vale do Mondego;

– Fria: devido à proximidade da Serra da Estrela e o facto de estar situada a uma grande altitude;

– Fiel: porque Álvaro Gil Cabral recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;

– Formosa: pela sua natural beleza.

Portugal, Algarve

Portugal, azulejo

 
Portugal, dedal de madeira

França, Parc de Thoiry

Jardim Zoológico/Safari de Thoiry, França.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Dubai

Ainda sobre a viagem do meu filho Tiago, donde vieram estes maravilhosos dedais.
Muito obrigada!


Dubai

Dubai é a maior cidade e emirado dos Emirados Árabes Unidos.

Dubai é famoso pelas obras grandiosas e de forte apelo turístico. Dentre elas, as Palm Islands, o arquipélago The World, o hotel Burj Al Arab e o edifício Burj Khalifa.



Dubai, Tradicionais vestes da mulher e homem



Dubai,
Atlantis Hotel
Burj Al Arab


segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Malásia

Mais uns dedais de tão longe e desta vez de um país que ainda não tinha.
Muito obrigada à amiga Clara Simon mais uma vez.
Adorei!


Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma secção do norte da ilha de Bornéu.

Maláisa, Kuala Lumpur

O Edifício do Sultão Abdul Samad é um edifício do final do século XIX, localizado ao longo de Jalan Raja, em frente ao Dataran Merdeka (Praça da Independência) e ao Royal Selangor Club em Kuala Lumpur, na Malásia.

O edifício originalmente abrigava os escritórios da administração colonial britânica e era conhecido simplesmente como escritórios do governo em seus primeiros anos. Em 1974, foi renomeado após o sultão Abdul Samad, o sultão reinante de Selangor no momento em que a construção começou.


A Bandeira Nacional da Malásia foi criada em 1947 pelo designer Mohamed Hamzah.

O seu design foi baseado na Bandeira da Companhia Britânica das Índias Orientais. Possui 7 listras vermelhas num campo branco, no canto superior direito uma lua crescente e uma estrela sobre um campo Azul.

As 14 faixas representam os 13 estados da Malásia e o Território nacional, assim como as 14 pontas da estrela. O campo azul representa a unidade do povo Malaio. O Amarelo presente na lua e estrela é a cor da família real. A lua crescente é um símbolo tradicional do Islão.

O Perdana Putra é um edifício em Putrajaya, na Malásia, que abriga o complexo de escritórios do Primeiro Ministro da Malásia.


Torre de Kuala Lumpur ou Menara Kuala Lumpur ou torre KL, foi construída em 1995 na cidade de Kuala Lumpur, tem 421 m e é actualmente a 7.º torre mais alta do mundo.


A Torres Petronas, são dois arranha-céus na cidade de Kuala Lumpur, Malásia pela construtora espanhola Acciona. Foram concluídos em 1998, têm 88 andares e são o 14.º edifício mais alto do mundo, com 452 metros.


Malásia, 
Penang
Kuala Lumpur
Langkawi
Malacca

Penang é um estado da Malásia, situado na costa noroeste da península Malaia, às margens do estreito de Malaca.

A Ponte Penang é uma ponte rodoviária que liga George Town, na Ilha de Penang, e Seberang Perai na Malásia continental. A ponte tem o comprimento totalde 13,5 km e figura entre as pontes mais longas do mundo, sendo a maior ponte do país, bem como um marco nacional.


 Langkawi, oficialmente conhecida como a jóia de Kedah, é um distrito e um arquipélago de 99 ilhas no mar de Andaman, a cerca de 30 km da costa continental do noroeste da Malásia.
Langkawi é uma ilha livre de impostos.

Há muitas sugestões para a origem do nome Langkawi. Segundo uma interpretação, Langkawi significa ilha da águia vermelha. A palavra malaia para águia é helang (encurtada para lang) e kawi é uma pedra vermelha usada como giz para marcar mercadorias. Essa interpretação foi usada para criar a escultura de referência de uma águia como símbolo de Langkawi no Dataran Helang (Eagle Square) em Kuah.



Malaca é o terceiro menor estado da Malásia.

Em 2008 foi declarada Património Mundial pela UNESCO. Da presença portuguesa na cidade sobrevivem a Igreja de São Paulo e a Porta de Santiago da Fortaleza de Malaca, conhecida como "A Famosa".
A Fortaleza de Malaca que é denominada como A Famosa, foi em tempos a Porta de Santiago. Esta era uma das antigas portas na muralha da cidade, defendida pelo baluarte de mesmo nome, voltado para o mar, que ali chegava à época.

Na sua origem, "A Famosa" era o epíteto da primitiva torre, erguida por Afonso de Albuquerque quando da conquista da cidade em 1511, mas que foi severamente danificada quando do cerco de 1640-1641, e que culminou com a conquista da cidade pelos holandeses.


quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Maurícia

O meu filho Tiago fez recentemente uma viagem de sonho e não deixou de contribuir para a minha colecção.
São os meus primeiros dedais de um país tão distante e tropical como são as Maurícias.
Muito obrigada!


Maurícias

Maurícia é um país insular do oceano Índico, a cerca de 2000 km da costa sudeste do continente africano e inclui as ilhas Maurícia e Rodrigues.

Ilha Maurícia

A ilha é amplamente conhecida como a única casa conhecida do dodo, que, juntamente com várias outras espécies de aves, foi extinta por actividades humanas relativamente pouco depois do assentamento da ilha.