quinta-feira, 28 de junho de 2018

Espanha, Mérida


Mérida é um município da Espanha e cidade capital da Estremadura, nas margens do rio Guadiana.

Fundada em 25 a.C. com o nome de Emerita Augusta, foi uma colónia romana estabelecida pelo legado imperial Publio Carisio por ordem de César Augusto, com a finalidade de estabelecer um posto intermédio para as legiões. Tendo sido uma das mais importantes cidades da Península Ibérica, capital da Lusitânia.

Possui vários testemunhos desse passado, tais como o teatro e o anfiteatro romanos, entre outros.

Teatro Romano de Mérida 

 O conjunto de ruínas denominou-se Conjunto Arqueológico de Mérida, um dos principais e mais extensos conjuntos arqueológicos de Espanha, declarado Património Mundial em 1993 pela UNESCO.

Teatro Romano de Mérida 

O Teatro Romano de Mérida foi mandado construir pelo cônsul Marco Vipsânio Agripa e inaugurado, possivelmente, entre os anos 16-15 a.C.
Situado em Mérida, é um dos mais relevantes monumentos da cidade e desde 1933 alberga o Festival de Teatro Clássico com o qual recupera a sua função original.

Teatro Romano de Mérida 

Está composto por um terraço com capacidade, no momento, para 6000 espectadores, divididos em três zonas.


Brasão


segunda-feira, 25 de junho de 2018

terça-feira, 19 de junho de 2018

Espanha, Princesas da Família Real

Sofia e Leonor, Princesas das Astúrias

Leonor, Princesa das Astúrias, nascida a 31 de Outubro de 2005, é a filha mais velha do rei Filipe VI e da rainha Letícia da Espanha.
Actualmente, é a primeira na linha de sucessão ao trono espanhol.

Leonor assumiu os títulos de 36ª Princesa das Astúrias, Princesa de Girona, Princesa de Viana, Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer.

Ela tem uma irmã mais nova, a Infanta Sofia.
Sofia de Todos os Santos de Bourbon e Ortiz (29 de Abril de 2007) é a filha mais nova do actual rei da Espanha, Felipe VI, e de Letícia. 

É a oitava neta dos antigos reis da Espanha, Juan Carlos e Sofia da Grécia e actualmente ocupa o segundo lugar na linha de sucessão ao trono espanhol.

domingo, 10 de junho de 2018

Tunísia

A amiga Susana Alves voltou a lembrar-se da minha colecção e presenteou-me com estes dois maravilhosos dedais da Tunísia.
Muito obrigada, adorei!



quarta-feira, 6 de junho de 2018

Espanha, Cáceres


Espanha, Cáceres, Plaza de S. Jorge, Iglesia S. Francisco

A igreja de San Francisco Javier é um templo de Cáceres da cidade monumental. Igreja jesuíta de estilo barroco construída no século XVIII, foi erguida, junto ao convento anexo, com a fortuna de um jesuíta da família Figueroa.
As obras começaram em 1698 e concluíram em 1755.


Espanha, Cáceres, Plaza Mayor

Plaza Mayor, é um bairro e espaço público monumental de Cáceres, principal ponto de entrada para a cidade.


 
Espanha, Cáceres, Palacio de los Golfines de Abajo

Uma das construções mais representativas de Cáceres, o Palacio dos Golfines de Abajo foi construído pelo ramo dos Golfín que se instalou na cidade imediatamente após a sua reconquista.

A denominação "de abaixo" serve para diferenciar do outro ramo da família, "de acima", por estarem esses situados na parte baixa do recinto amuralhado.
O palácio albergou os Reis Católicos nas duas vezes que visitaram a cidade.


Espanha, Cáceres, Estátua de San Pedro de Alcántara 

No canto oeste da torre da Catedral de Santa María de Cáceres, está uma estátua de San Pedro de Alcántara feita em 1954 pelo escultor da Extremadura Enrique Pérez Comendador.
San Pedro de Alcántara é o padroeiro da Diocese de Coria-Cáceres.


sábado, 2 de junho de 2018

Espanha, Cáceres


Cáceres, Brasão de Armas

O brasão da cidade de Cáceres foi criado em 23 Abril de 1229, quando o rei Afonso IX de Leão reconquistou a cidade, que usou como seu brasão o escudo do monarca composto por um leão.

 A partir dos reinados de Fernando IV e Fernando III de Castela, parte da população da cidade de origem castelhana enfrentou a origem leonesa, galega e origem asturiana, e começou-se a usar o escudo do rei de Castela (um castelo dourado).

Assim, na cidade de Cáceres, foram usados ​​dois escudos: o original, usado pelo lado leonês e o de Castela, usado pelos castelhanos.

Em 1477 a rainha Isabel ordenou a cidade de Cáceres a adoptar um único escudo (o actual) em que aparecessem unidos os brasões de armas de Castela e Leão.

Cáceres, Brasão de Armas


Cáceres, Cegonha-Branca

Cáceres é povoado por numerosas espécies de pássaros que nidificam nas torres dos edifícios.
 A cada ano celebra-se o Festival das Aves da Cidade de Cáceres.